quinta-feira, 7 de maio de 2009

JORNAL DA OAB PUBLICA HOMENAGEM A PROFESSORES E ESTUDANTES DESAPARECIDOS DURANTE A DITADURA MILITAR

A edição de abril/2009 do jornal TRIBUNA DO ADVOGADO publicou uma reportagem interessante sobre um ato público que ocorreu no dia 27 de fevereiro, em sua sede, na Av. Marechal Câmara, 150, no Centro do Rio de Janeiro.
O evento foi em homenagem aos professores e estudantes atingidos pelo Decreto nº 477/69, que os impossibilitou de lecionar ou freqüentar qualquer faculdade por cinco anos no decorrer da ditadura militar.
Segundo o jornal, o secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, convocou os cidadãos e as famílias atingidos pelo decreto, promovam mais ações na justiça para reivindicar a devida reparação. Para o presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, ”o Decreto impediu as potencialidades de mudança social de uma geração inteira”. Para o secretário, esta medida ajudou a reduzir a produção científica nas universidades durante sua vigência.
O jornal listou os perseguidos políticos presentes ao ato: Nelson Rodrigues Filho, Jean Marc Von der Weid, Gilney Viana, Carlos Henrique Tibiriçá, Maurício Dias David, Fernando Padilha Freire, Rômulo Noronha e Colombo Vieira de Souza.
São pessoas às quais foi negado o direito de escolha de seus próprios caminhos, através de uma forma honesta que é o estudo. O país também se envergonha deste momento tão obscuro na nossa história. Felizmente a democracia chegou pra ficar e que ninguém jamais queira ver o Brasil sem o seu bem mais precioso que é o seu povo livre para pensar, escrever, estudar, trabalhar, falar e escolher quem o governa.
Parabéns à Ordem dos Advogados do Brasil, por ter sido anfitriã deste evento e se consolidar como “a Casa da Sociedade” e também ao jornalista Vitor Fraga, responsável pela reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário