domingo, 31 de maio de 2009

MORRE A ÚLTIMA SOBREVIVENTE DO TITANIC



A TV BBC divulgou neste domingo (31) a morte de Millvina Dean, a última sobrevivente do naufrágio do Titanic.
Millvina vivia num asilo em Hamspshire no sul da Inglaterra e morreu aos 97 anos. Em 15 de abril de 1912, quando o famoso transatlântico afundou após bater em um iceberg no meio do oceano Atlântico, ela era um bebê de apenas nove semanas de vida.
A inglesa esteve entre os 706 sobreviventes de uma catástrofe marítima que custou a vida de 1.517 pessoas e tornou o Titanic uma lenda. A família Dean viajava no navio para começar uma nova vida e abrir uma loja de tabaco no Kansas (EUA). Na foto abaixo, Milvina Dean nos braços da mãe, poucas semanas após o acidente.


Georgetta, mãe de Millvina, e Bert, seu irmão de 2 anos, também sobreviveram, mas seu pai, Bertram, estava entre os mortos.
Após a catástrofe, a família Dean voltou a Southampton, porto do sul da Inglaterra de onde zarpou o Titanic e onde Millvina passou praticamente o resto de sua vida.
Apesar de não ter lembranças do desastre, ela sempre disse o naufrágio mudou sua vida, já que ela deveria ter crescido nos Estados Unidos em vez da Grã-Bretanha. Outro bebê, de 11 meses, estava a bordo do Titanic quando ele afundou, Barbara Joyce West. Ela faleceu em outubro de 2007, deixando Dean como a última sobrevivente do Titanic.
Recentemente, ela começou a ter dificuldades em pagar pelo quarto que ocupava no asilo e já tinha uma dívida de 3 mil libras, o equivalente a quase R$ 10 mil. Ela começou então a vender suas relíquias relacionadas ao Titanic para angariar fundos, entre elas a bolsa de pano que foi usada em seu resgate.
Os atores Kate Winslet e Leonardo de Caprio, estrelas do filme Titanic, de 1998, deram ajuda financeira à sobrevivente, assim como o diretor do longa, James Cameron, doando dinheiro para um fundo criado por amigos de Millvina Dean.

Nenhum comentário:

Postar um comentário